QN NEWS 24h - Criaturas do mar revelam noções da evolução dos sistemas nervosos - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses

QN NEWS 24h - Criaturas do mar revelam noções da evolução dos sistemas nervosos

Um ser marinho das águas obscuras sugere que o sistema nervoso central evoluiu de forma independente várias vezes, e não apenas uma vez como era pensado.

Conhecimento passado

Os invertebrados estudados pertencem a famílias espalhadas por toda a árvore evolutiva animal e apresentam uma diversidade de arquiteturas centrais do cordão nervoso. Tais criaturas também ativam genes que estão relacionados ao sistema nervoso de outros animais já conhecidos.
Xenoturbella bocki
Nosso amigo com formato de banana acima, é o Xenoturbella bocki
Isso coloca uma participação no coração da ideia de um antepassado com um cordão nervoso central [...] Isso abre muitas questões para as quais não temos respostas - como: se as cordas do nervo central evoluíram de forma independente em linhagens diferentes, por que elas têm tantas semelhanças? - diz Greg Wray, xará meu e biólogo evolutivo da Duke University em Durham na Carolina do Norte
Em 1875, o zoologista Alemão Anton Dohrn, observou semelhanças anatômicas entre o chamado cordão do nervo central(recorrente no comprimento dos corpos dos anelídeos) e o cordão nervoso da coluna vertebral dos vertebrados. Ele propôs que o antigo ancestral comum dos grupos tivesse um cordão nervoso que correu ao longo do lado do ventre, como é visto também nos anelídeos. Ele também sugeriu que tal cordão voltou para a parte anterior do animal e deu origem a todos os vertebrados.

Novidades na área vieram um século mais tarde

Os biólogos evolucionários do desenvolvimento, revisaram a teoria de Dohrn até que descobriram que os mesmos genes envolvidos no desenvolvimento das cordas nervosas centrais dos vertebrados, também estava ativa no codão nervoso da mosca Drosophila melanogaster e do aneurisma marinho Platynereis dumerilii; essa expressão semelhante enfatizou o conceito de que os cabos poderiam ser "rastreados" até um antepassado comum.

Questionamentos

Alguns pesquisadores questionaram a teoria criada em 2006 após analisar a expressão de alguns genes em vermes bolota. Eles descobriram que um conjunto chamado bmp é ativado nesses animais no inicio do desenvolvimento, algo que ocorre bem antes de se formarem duas cordas nervosas. Os cientistas sugeriram que o bmp ajuda a fornecer coordenadas para células embrionarias em desenvolvimento. Porém, a ideia de que o bmp une as cordas nervosas de espécimes diferentes não foi abandonada, muitos biólogos sugeriram que os vermes bolota poderiam ser uma exceção ao usar o gene de outra maneira, já que eles tinham cordas de nervos incomuns e duplas.
Eu pensei, você não deveria chamar um animal de estranho[...] Deixe os animais dizerem quem é estranho - Andreas Hejnol, biólogo evolutivo do desenvolvimento do Centro Internacional de Biologia Molecular Sars em Bergen, Noruega, e autor sênior do paper na Nature
Na busca por criaturas com diversos sistemas nervosos, a equipe de Hejnol explorou fiordes na Suécia e na Noruega e as costas das ilhas do estado de Washington. Eles peneiraram lodo e examinaram tripas de pepinos do mar, para encontrar os tais parasitas.

Aqueles que eram os mais minúsculos vermes coletados, pertencem a uma linhagem antiga chamada Xenacoelomorpha, que apresenta infinidades de sistemas nervosos. O Xenoturbella bocki não possuí cordão nervoso central(e sim uma rede nervosa como os cnidários, que tem como um dos representantes, as águas vivas) e faz parte dessa linhagem. O Isodiametra pulchra tem oito cordas nervosas e o Meara stichipi tem um cordão nervoso ao longo das suas costas.

Como foi visto nos vermes bolota, os vermes ativaram bmp antes que os nervos formassem, ainda na fase embrionária. Hejnol bloqueou a via da proteína e descobriu que os cordões nervosos dos animais se desenvolveram independentemente. Logo, é possível sugerir que eles estão construindo seus cordões de maneira diferente de camundongos, moscas e outros animais estudados.

Representante estudado da Brachiopoda
Representante estudado da Brachiopoda, nesse caso, uma larva.
Em Brachiopodas, o grupo de Hejnol descobriu que outros genes associados com o cordão central do nervo ativaram-se à medida que as Brachiopodas se desenvolveram, mesmo sem cordão nervoso central; Hejnol então concluiu que os genes encontrados no subjacente do nervo central nos vertebrados, moscas e alguns anelídeos, tinham funções realizadas de forma diferente em um antepassado inicial. Em vez disso, o sistema nervoso se integrou em diferentes pontos do tempo, uma vez que animais diferentes desenvolveram cordões nervosos centrais próprios.

E aí leitor? O que pensa sobre esse assunto tão diferenciado? Tem alguns exemplos de sisteamas nervosos para gente? Deixe nos comentários! =D