Por dentro da ética: metaética - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Por dentro da ética: metaética

Um dos campos mais trabalhados na filosofia moderna é a ética. Existem várias teorias que tentam explica-la, uma delas é a metaética.

Um dos campos mais trabalhados na filosofia moderna é a ética. Existem várias teorias que tentam explica-la, uma delas é a metaética.
Por dentro da ética: meta-ética - Queimando Neurônios

A metaética é o ramo que procura compreender a natureza das propriedades éticas, declarações, atitudes e julgamentos. Questiona-se como entendemos, sabemos e o que queremos ao dizer que algo é certo ou errado. As questões nessa área são abstratas e se relacionam com uma ampla gama de questões práticas mais específicas.

"Como podemos dizer o que é bom e o que é ruim?"

A metaética tem um laço íntimo com a ética filosófica. Aristóteles já dizia que um conhecimento menos preciso é possível na ética, dependente do hábito e da aculturação. Nessa teoria, não existe a tentativa de avaliar o que é bom, ruim, melhor ou pior, há apenas uma análise.

Umas das maneiras mais simples de categorizar teorias metaéticas é por meio de centralistas e não-centralistas. Para entender essa teoria, é preciso compreender o conceito de "fino" e "grosso" na metaética:
  • Finos: bons, maus, certos e errados;
  • Grossos: corajosos, injustos, justos ou desonestos;
Ambos, centralistas e não-centralistas, concordam que os conceitos finos são mais globais e densos, porém os centralistas afirma que os conceitos finos são antecedentes dos grossos, seriam primários, logo os grossos dependeriam diretamente dos finos. Já os não-centralistas rejeitam esse ponto de visto, e sustentam a ideia de que: finos e grossos estão a par com os outros e até conceitos grossos podem ser suficientes para entender os termos finos.

"Qual o sentido de possuirmos julgamentos morais?"

Algumas teorias sustentam que algumas sentenças morais são verdadeiras, por isso as possuímos.
  • No Realismo moral, tais sentenças são independentes da mente.
  • No Naturalismo ético, propriedades morais são redutíveis ou tem alguma relação com a metafísica, com propriedades inteiramente não éticas. A maioria dos naturalistas éticos sustenta que temos conhecimento empírico das verdades morais.
  • O não-naturalismo ético sustenta que existem propriedades morais objetivas e irredutíveis e que ocasionalmente temos consciência intuitiva de propriedades morais e verdades morais.
  • O subjetivismo ético é uma forma de anti-realismo moral, nele se sustenta que declarações morais são verdadeiras ou falsas pelas atitudes ou convenções das pessoas.

A Teorias dos Erros

Uma forma de anti-realismo ético é a Teoria dos Erros, que diz que: embora afirmações éticas expressem proposições, todas essas proposições são falsas. A teoria dos erros nega que existam verdades morais objetivas.

"Qual a natureza dos julgamentos morais?"

Existem algumas teorias que visam responder essa questão, são elas:
  • Universalistas: que tenta sustentar a ideia de que princípios morais se aplicam a todos os lugares;
  • Relativistas: que tenta sustentar a ideia de que princípios morais se aplicam a diferentes pessoas e sociedades.

"Por que eu deveria ser moral?"

A moralidade é justificada pelo conhecimento moralistas dos fatos morais. Algumas teorias justificam isso, entre elas o Empirismo e o Racionalismo, que sustentam o conhecimento moral como adquirido por um processo, no caso do empirismo de forma sensorial e no Racionalismo de forma racional.

O Intuicionismo ético já é a visão segundo a qual algumas verdades morais podem ser conhecidas sem inferência, logo é fundada em crenças morais.

O Ceticismo moral é o grupo das teorias metaéticas de todos os membros, que implicam que ninguém tem conhecimento moral.

Esse são os conceitos dentro da metaética, o que mais te interessou? Deixe nos comentários sobre!

Fontes:
Internet Encyclopedia of Philosoyphy
Stanford Encyclopedia of Philosophy

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Por dentro da ética: metaética
Por dentro da ética: metaética
Um dos campos mais trabalhados na filosofia moderna é a ética. Existem várias teorias que tentam explica-la, uma delas é a metaética.
https://1.bp.blogspot.com/-wPvoSbx20W4/WgiBgs5VgtI/AAAAAAAAUBM/nFKjy5oqq0kCA35et2wLKmco_IQfWSZvwCLcBGAs/s640/meta%2Betica.png
https://1.bp.blogspot.com/-wPvoSbx20W4/WgiBgs5VgtI/AAAAAAAAUBM/nFKjy5oqq0kCA35et2wLKmco_IQfWSZvwCLcBGAs/s72-c/meta%2Betica.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/por-dentro-da-etica-meta-etica.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/por-dentro-da-etica-meta-etica.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy