Por dentro da ética - Epiteto - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Por dentro da ética - Epiteto

Epiteto foi um cara importantíssimo dentro do estoicismo, corrente que afirma a prática da virtude como necessária e suficiente para alcançar a felicidade.

Epiteto foi um cara importantíssimo dentro do estoicismo, corrente que afirma a prática da virtude como necessária e suficiente para alcançar a felicidade.
Por dentro da ética - Epiteto - Queimando Neurônios

Epiteto via a filosofia moral com um proposito pratico de orientar as pessoas para levar uma vida melhor, podemos resumir tudo em uma frase: viver bem. A insatisfação com a vida teria uma resolução; durante toda a vida quotidiana o homem se envolve em frustrações e problemas, temos que lidar com pessoas hostis, ansiedades, dificuldades, doenças... para Epiteto, esses problemas seriam frutos de crenças errôneas no que é verdadeiramente bom.

Mas o que é bom de verdade para Epiteto?

Aí que entra a parte fundamental da ética estoica: apenas aquilo que é feito virtuosamente é bom, os vícios e o que fazemos decorrente deles são maus. A busca pelo prazer e riqueza na visão estoica e epitética são erros em relação à natureza do ser, vantagens como as citadas não beneficiam aquele que às tem em todas as circunstancia, porém, a virtude é concebida como capacidade de usar vantagens sabiamente.

Os estoicos vão dizer que a vida feliz é motivada por excelência, ou melhor, por virtudes. Epiteto vai dizer que para progredir na vida com excelência como ser humano, será necessário entender a natureza do ser e manter o caráter moral na condição certa (uso de vantagens sabiamente). Ao contrario dos demais estoicos que diziam ser necessário esforços para atingir a virtude, Epiteto diz ser necessário esforços para mante-la.

O que é preferido para todos são a saúde, a riqueza e amizades; doenças, miséria e exclusão social são rejeitados. Para Epiteto e os demais estoicos, a vida em excelência não se baseia em seguir o que é preferido ou não, se baseia em seguir com aquilo que se mostra virtuoso. Talvez a miséria seja mais virtuosa que a riqueza, ou vice-versa, deve-se seguir sempre na tentativa de manter sua virtude.
Ninguém é mestre do caráter moral do outro, e só isso é o bem e o mal. Ninguém, portanto, pode garantir o bem para mim, ou envolver-me no mal, mas eu sozinho tenho autoridade sobre mim mesmo nesses assuntos. ( Discursos 4.12.7-8 de Epiteto, traduzido de Dobbin)
Epiteto afirma claramente que os fatores externos não afetam o que é bom ou mal, o único capaz de dizer isso é o próprio ser, sabendo a principio buscar as virtudes.
Fontes:
Internet Encyclopedia of Philosophy Epicteto
Internet Encyclopedia of Philosophy Stoicism
Epictetus (Stanford Encyclopedia of Philosophy)

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Por dentro da ética - Epiteto
Por dentro da ética - Epiteto
Epiteto foi um cara importantíssimo dentro do estoicismo, corrente que afirma a prática da virtude como necessária e suficiente para alcançar a felicidade.
https://3.bp.blogspot.com/-26bLQON-oUY/WhyQw3kXr6I/AAAAAAAAVe8/DUUrND0gJrkNG0AJ-5wdEXwuArFIYFdfQCLcBGAs/s640/stoicism.png
https://3.bp.blogspot.com/-26bLQON-oUY/WhyQw3kXr6I/AAAAAAAAVe8/DUUrND0gJrkNG0AJ-5wdEXwuArFIYFdfQCLcBGAs/s72-c/stoicism.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/por-dentro-da-etica-epiteto.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/por-dentro-da-etica-epiteto.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy