Tecendo sobre: Nelson Rodrigues - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tecendo sobre: Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues foi um dos artistas que conheci chorando. Não foi uma busca, um amor gradual, que me encheria o peito gota por gota; o artista conquistou-me num estalar de dedos.

Nelson Rodrigues foi um dos artistas que conheci chorando. Não foi uma busca, um amor gradual, que me encheria o peito gota por gota; o artista conquistou-me num estalar de dedos, e toda a labuta posterior em escavá-lo, só confirmou-o para que eu pingasse-lhe gênio.
Coluna do Dairenkon: Nelson Rodrigues - Queimando Neurônios

Digo artista, pois não fora somente um simples cronista ou contista de Jornal, ele trouxe a revolução para o teatro brasileiro. "Vestido de Noiva", seu magnum opus, assim como quaisquer outras peças escritas, tiveram na pele, as cicatrizes da censura (não, não foi só no Regime Militar). O que me atraiu como amante de seus escritos, foram seus livros de memórias e confissões.

O Luiz Felipe Pondé, discorrendo sobre as obras rodriguianas, comparou-o, a respeito de seus livros de confissões, com Agostinho de Hipona, uma comparação deveras inteligente. Os pontos cruciais, ou melhor, as vigas de seu castelo, são suas visões pessoais ébrias, e sua solidão profissional.

O modo que ele se destrincha, da infância à velhice é encantador. Acreditava no amor eterno e na virtude da velhice, e não era do tipo racional em explicar seus pontos de vista. Suas descrições de experiências, aparentemente banais, viram obras poéticas na sua máquina de datilografar; como o concurso de redações na sua classe, ou a tragédia ocorrida com seu irmão preferido, Roberto Rodrigues.

Disse, que conheci Nelson Rodrigues chorando. Explicar-lhes-ei. A primeira vez que ouvi falar dele, foi em outubro deste ano, na minissérie produzida pelo programa Fantástico, "Nelson Por Ele Mesmo". Contudo, não foi só seus escritos que me lacrimejaram as vistas, e sim o conjunto inteiro: as luzes, o cenário, o figurino e atuação de Otávio Müller, interpretando o Nelson, juntamente com a carismática Fernanda Montenegro.

Pois bem, pois bem. A solidão de Nelson Rodrigues no âmbito profissional, expõe questões importantes de valores sociais. Nos seus contos e dramas, abordava assuntos que a sociedade botava por debaixo do tapete, e ele tratava de jogar a sujeira no ventilador: tais como incestos, adultérios e mortes. Os conservadores da arte e da política, trovejavam em seus ouvidos, e dos lábios, pendiam-lhes a baba elástica e bovina da ignorância. Todavia, até mesmo nas suas obras, uma nesga de carne, como um umbigo, merecia um fardalheira carnavalesca.

Concluindo, ele deveria ser lido nas escolas de ensino médio, ali tem um Brasil inteiro para se desbravar ainda.

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Tecendo sobre: Nelson Rodrigues
Tecendo sobre: Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues foi um dos artistas que conheci chorando. Não foi uma busca, um amor gradual, que me encheria o peito gota por gota; o artista conquistou-me num estalar de dedos.
https://4.bp.blogspot.com/-VdZw3HNazu8/WhTrQIufEOI/AAAAAAAAVMA/PC5MwjtXdrEmqEKg5_BoQDgUIItelNhwACLcBGAs/s640/nelson%2Brodrigues.png
https://4.bp.blogspot.com/-VdZw3HNazu8/WhTrQIufEOI/AAAAAAAAVMA/PC5MwjtXdrEmqEKg5_BoQDgUIItelNhwACLcBGAs/s72-c/nelson%2Brodrigues.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/coluna-do-dairenkon-nelson-rodrigues.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/11/coluna-do-dairenkon-nelson-rodrigues.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy