O vulcanismo em Yellowstone, por que é tão intenso? - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

O vulcanismo em Yellowstone, por que é tão intenso?

Você já deve ter ouvido falar do risco de uma super erupção em Yellowstone, mas sabe a razão dessa região ser tão geologicamente movimentada?

Você já deve ter ouvido falar do risco de uma super erupção em Yellowstone, mas sabe a razão dessa região ser tão geologicamente movimentada?

A Caldeira de Yellowstone é uma caldeira vulcânica ou mais conhecida como supervulcão. Ela se localiza nos Estados Unidos no parque de Yellowstone. A caldeira se formou nas ultimas super erupções:
O vulcanismo de Yellowstone, por que é tão intenso?  - Queimando Neurônios

  • Mesa Falls
  • Huckleberry Ridge
  • Lava Creek

Huckleberry Ridge

(2,1 milhões de anos atrás)
Mapa demonstrando a extensão da Caldeira do Parque da Ilha em Yellowstone
Huckleberry Ridge formou a Island Park Caldera que tem um pedaço no Parque de Yellowstosne. Ela atingiu por volta dos 2.500 km³ de extensão, liberou material suficiente para ser pensada como a maior erupção conhecida na história da Caldeira de Yellowstone.

Mesa Falls 

(1,3 milhão de anos.)
Essa é uma imagem do Upper Mesa Fall
Um ciclo de vulcanismo depositou uma camada de rochas e cinzas na região. Esta camada foi comprimida e endurecida ao longo do tempo. Entre 200.000 e 600.000 anos atrás, o rio corroeu um largo cânion que foi posteriormente parcialmente cheio de fluxos de lava basáltica, que é o cânion interno visto hoje.

Lava Creek

(630,000 anos atrás)
Essa é uma imagem dos tufos vulcânicos de Lava Creek, observe a tonalidade das rochas.
O O Tufo Vulcânico de Lava Creek é uma formação de tufos em Wyoming, Montana e Idaho, criados pela erupção Lava Creek. Esse tufo vulcânico se distribui de forma radial ao redor da caldeira e é formado por 1.000 km³ de ignimbrito(uma tipo de rocha), além do mais, ele se destaca por apresentar cores de cinza claro a vermelho, em alguns locais.

Um evento recente

Podemos dizer que o vulcanismo em Yellowstone é recente, já que 2,1 milhões de anos na escala de idade da Terra é praticamente nada(a Terra tem mais de 4,5 bilhões de anos). Essa região nos últimos 18 milhões de anos(ainda é pouco tempo) sofreu muitas erupções vulcânicas e inundações, não de água, mas de lava basáltica!

Pelo menos uma dezena das erupções eram tão intensas que podemos classifica-las como supererupções. As erupções vulcânicas muitas vezes são tão intensas e massivas que esvaziam as câmaras de magma com tanta rapidez que colapsam a terra que há acima delas, assim, se formam depressões, que chamamos de caldeira.

O termo "supervulcão" é usado para descrever campos vulcânicos que geram erupções vulcânicas de tamanho muito grande. Assim, o Supervulcão de Yellowstone é o campo vulcânico que produziu as últimas três supererupções de Yellowstone.

Os eventos atuais

A Terra não para, e Yellowstone continua muita ativo. Atualmente os eventos vulcânicos estão diretamente ligados a geysers e outros elementos que denominamos de aberturas geotérmicas.
As a atividades geotérmicas contínuas e vulcânicas se resultam de um bolsão de magma abaixo da superfície da caldeira.
Resultado de imagem para yellowstone volcanism
Exemplificando o bolsão de magma.
Este magma contem gases que estão dissolvidos e retidos pela pressão, se a pressão for liberada por algum deslocamento geológico, alguns gases saem e fazem o magma se expandir, causando uma reação em cadeia, se a expansão resultar em um alivio da pressão, por exemplo com a expulsão de matéria da crosta, o resultado é uma explosão gasosa.
O Planalto de Yellowstone por exemplo, é observado de perto, já que a cada ano ele afunda 1,5 centímetro! Entre 2004 e 2008 o afundamento aumentou, passando de 1,5 cm por ano para 7,6 cm.

Muitos se perguntam se Yellowstone está prestes a "explodir" novamente, porém, de acordo com os geólogos que monitoram o parque, saber isso é impossível, já que todos os eventos que ocorreram em Yellowstone ocorreram "aleatoriamente", portando, não podem ser previstos com precisão, e pelas análises atuais, Yellowstone não parece ser uma ameaça. 

E aí leitor? Curtiu ler um pouco mais sobre o vulcanismo em Yellowstone? Tem medo de uma supererupção? Solte aí nos comentários!

Resumão de: O vulcanismo de Yellowstone, por que é tão intenso?

  • A Caldeira de Yellowstone foi formada principalmente por 3 granes erupções: Lava Creek, Huckleberry Ridge e Mesa Falls;
  • Podemos dizer que os eventos na região são recentes, ocorrerão a partir de 2,1 milhões de anos
  • Yellowstone se encontra em cima de um bolsão de magma;
  • Qualquer deslocagem do terreno gera uma grande vazagem, já que a pressão no mágma é muita intensa;
  • A região é observada de perto, e não se sabe se realmente vai haver uma super erupção, os dados mostram que tudo está estável.

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: O vulcanismo em Yellowstone, por que é tão intenso?
O vulcanismo em Yellowstone, por que é tão intenso?
Você já deve ter ouvido falar do risco de uma super erupção em Yellowstone, mas sabe a razão dessa região ser tão geologicamente movimentada?
https://1.bp.blogspot.com/-To-RHMLvg50/WdkiyeSLZeI/AAAAAAAAQqY/B5oYdeb4k0QCBZiScCyk08h9dWo9hJX2gCLcBGAs/s640/yellowstone.png
https://1.bp.blogspot.com/-To-RHMLvg50/WdkiyeSLZeI/AAAAAAAAQqY/B5oYdeb4k0QCBZiScCyk08h9dWo9hJX2gCLcBGAs/s72-c/yellowstone.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/10/vulcanismo-yellowstone.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/10/vulcanismo-yellowstone.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy