Reciclando papeis, esvaziando gavetas e ajudando o mundo - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Reciclando papeis, esvaziando gavetas e ajudando o mundo

Eu aposto que você, como eu, tem uma (ou mais de uma) gaveta em seu quarto, repleta de papéis, papéis acumulados, você nem sabe do que se t...

Eu aposto que você, como eu, tem uma (ou mais de uma) gaveta em seu quarto, repleta de papéis, papéis acumulados, você nem sabe do que se tratam, mas estão ali, esquecidos pelos dias, meses quem sabe anos. Mas olha só, sabia que você pode ajudar o mundo esvaziando essas gavetas?

queimando neuronios reciclagem meio ambiente  - Queimando NeurôniosReciclagem Papel Tirinha

Breve história do papel:

Desde os tempos antigos o homem busca meios de documentar fatos, acontecimentos e ideias, para esse propósito inicialmente eram utilizadas as superfícies naturais como paredes rochosas, pedras e folhas de plantas.

Pintura em caverna, em Museu Nacional de História Natural
Porém com o passar do tempo, o conhecimento humano acerca do mundo cresceu, e estes passaram a fabricar diversas ferramentas utilizando como base os elementos naturais a sua volta, e é ai que o papel surge.

Os registros históricos apontam para sua origem na China, onde fibras vegetais, provindas de cascas de árvore, misturadas com trapos foram batidas até se tornarem uma pasta que após seca seria o papel como o conhecemos. E assim surge este material tão expansivamente utilizado em nosso mundo.

Processo de fabricação chinesa, na ordem: colheita, cozimento, molde e secagem.

Composição:

A matéria prima do papel são fibras, onde as mais comumente usadas são vegetais, provindas de plantas, como eucaliptos e pinheiros.
São utilizadas por serem fáceis de encontrar, terem baixo custo e principalmente por terem muita celulose.

Adentro: Antes da celulose se tornar tão popular no meio de produção de papéis, eram utilizadas fibras provindas do algodão, o papel feito por essas é mais resistente, um exemplo de sua utilização são as folhas para aquarela que precisam ser resistentes à água.

Fabricação: 

Basicamente o processo é dividido em 5 etapas

1- Colheita: As árvores são coletadas, cortadas e descascadas, sendo reduzidas a toras. As folhas e galhos e cascas restantes servem de adubo para o solo.

Adentro: Para produzir uma tonelada de papel, são utilizados cerca de 25 a 30 eucaliptos adultos.

Toras de eucalipto, na Tasmânia.
2- Produção de cavacos: As toras são lavadas e picadas em tamanhos similares e após isso, são levadas à silos.

Silos
3- Polpação: É o processo que transforma a madeira em uma massa de fibras individualizadas, obtido com a ruptura das ligações entre as fibras no interior da madeira. Pode ser feito mecanicamente, quimicamente ou ainda com a combinação dos dois modos, dependendo do resultado que se quer obter.

Existem diversos meios mas podemos citar basicamente:

Popalção Mecânica: A madeira é triturada e assim separa-se a hemicelulose, que até serve para fazer polpa mas de qualidade inferior. O papel fica fraco e se amarela facilmente.

Máquina de polpação mecânica, foto tirada na Escócia em 1918.
Semi-química: Os cavacos são amolecidos com substâncias químicas e após isso a complementação ocorre de maneira mecânica, o papel fica rígido.

Kraft: É o principal processo químico, onde os cavacos recebem hidróxido de sódio e hidrossulfeto de sódio que dissolvem a lignina e liberam a celulose que faz uma polpa de maior qualidade.

Adentro: Este processo apesar de ter bons resultados, tem problemas ecológicos, principalmente por causa do licor negro, produzido pela dissolução da lignina, é uma substancia altamente poluente, pois contém compostos de enxofre. Porém, felizmente há formas de se reutilizar, sendo principalmente utilizado como combustível na própria fábrica.

Licor Negro
4- Depuração, deslignificação e Branqueamento: Na depuração há a separação de impurezas da madeira. Na deslignificação é removida a lignina e por fim as folhas são branqueadas.

Adentro: O processo de branqueamento das folhas é um dos mais poluentes de todo o processo, pois pode ser utilizado o cloro.

5- Secagem: O nome é auto explicativo.

Papel secando.

E assim está pronto o papel que utilizamos praticamente todos os dias.

Mas...Por que eu expliquei tudo isso? E onde fica a parte de ajudar o mundo nisso tudo? Bom, voltemos à gaveta, milhares de papéis resultados destes processos estão aí inutilizados, pensemos em toda a energia, trabalho, esforço e principalmente recursos naturais empregados para que este papel esteja em sua gaveta esquecido.
Dá vontade de fazer algo à respeito? Pois saiba que pode.

Os três 'erres': 

Certamente vocês já ouviram sobre, em algum trabalho da escola ou algo do tipo, estou falando de: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir: Seria reduzir o consumo, ou melhor consumir conscientemente.

Estima-se que brasileiros utilizam cerca de 44kg de papel anualmente, isso seria metade de uma árvore. Não é um número tão assustador comparado a outros países, mas pode ser reduzido.
Atitudes pequenas como usar e imprimir a folha dos dois lados, já são de grande ajuda.

Adentro: Acreditava-se que com a explosão tecnológica, o papel teria sua utilidade reduzida, mas contraditoriamente pode-se notar que o consumo deste só cresce com o passar dos anos. Pode-se presumir que com a inclusão digital, as pessoas começaram a imprimir coisas que não são realmente úteis, o receio de pegar uma máquina datilográfica e escrever algo por cima de uma folha limpa acabou, qualquer coisa sem real importância pode ser imprimida sem dificuldades.

Reutilizar: Ou seja, pegar o que já foi utilizado e o reutilizar.

Existem diversas opções possíveis, por exemplo:

Reutilização de cadernos: Algo que faço bastante é reutilizar os cadernos usados em determinado ano, pois praticamente sempre sobram algumas folhas, é só retirar as escritas e utilizar o restante, lembrando é claro de reciclar as ecritas ;)!

Papel machê: O papel machê é uma massa feita com papel picado, água e cola, é como uma argila caseira, serve para artesanato e dá pra fazer "coisas incríveis". Você pode até economizar o dinheiro de action figures, e fazer seus próprios.


Exemplo de escultura de papel machê.
Papietagem: A papietagem é uma técnica artesanal onde é utilizado papel e cola para esculpir objetos, não é uma massa como o papel machê, mas também serve para moldar coisas.
Objeto sendo confeccionado a partir da papietagem.

Reciclar: Se não houver meio de reutilizar, o ideal é reciclar, em poucas palavras seria pegar o material gasto e usado e transformá-lo em novo.

Adentro: O processo de reciclagem do papel consome menos energia, menos água e reduz a utilização de componentes químicos poluentes, além de logicamente evitar que os papéis sejam descartados em aterros sanitários.

Processo: O papel é limpo, descolirdo e alvejado, é feita a polpa e a partir dai ocorre da mesma forma que o processo normal. Em alguns casos são adicionadas fibras virgens para complementação.

Papel sendo reciclado.
Podem ser reciclados: Jornais, revistas, folhas comuns e coloridas, papelão, folhas de caderno, fotocópias, embalagens de longa vida, sacos de papel, cartazes, provas da escola, contas bancárias, impressos no geral e caixas de papelão/papel no geral.

Não podem ser reciclados: Papéis engordurados, sujos, contaminados, plastificados, laminados, metalizados, siliconados, parafinados, higiênicos no geral, celofane e vegetal.

Coleta Seletiva: Em alguns bairros esta já foi incrementada, porém se assim como no meu, não é uma realidade em seu bairro, você pode localizar um centro de reciclagem perto de sua casa e levar os papéis até lá.

O link a seguir disponibiliza um mapa com a localização de centros de reciclagem por todo o Brasil:
Ou você pode fazer seu próprio papel reciclado, artesanalmente é claro, nos links a seguir tem tutoriais:
Fonte:



ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Reciclando papeis, esvaziando gavetas e ajudando o mundo
Reciclando papeis, esvaziando gavetas e ajudando o mundo
https://2.bp.blogspot.com/-AhESs-vDTAA/WYMr8kJPDpI/AAAAAAAAJUo/tGtqG5y9jMkxmPNTOVDxtMjN7FxHv1iTACLcBGAs/s640/reciclagem%2Bpapel.png
https://2.bp.blogspot.com/-AhESs-vDTAA/WYMr8kJPDpI/AAAAAAAAJUo/tGtqG5y9jMkxmPNTOVDxtMjN7FxHv1iTACLcBGAs/s72-c/reciclagem%2Bpapel.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/08/reciclando-papeis-esvaziando-gavetas-e.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/08/reciclando-papeis-esvaziando-gavetas-e.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy