Ciência e Senso Comum, o caminho certo! - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciência e Senso Comum, o caminho certo!

Qual a diferença entre ciência e senso comum? Qual a origem de ambos? O que os torna um tipo de conhecimento? Isso e muito mais nesse post!

Qual a diferença entre ciência e senso comum? Qual a origem de ambos? O que os torna um tipo de conhecimento? Isso e muito mais nesse post!

Ciência e Senso Comum  - Queimando NeurôniosO ser humano esteve desde sua origem a pensar, somos aqueles que sabíamos que sabíamos, somos Homo sapiens sapiens. Ao longo de milhares de anos o ser humano em sua essência buscou dar valor, explicações e respostas a literalmente tudo, elementos que inclusive o acompanhavam antes mesmo de se separar de seu ancestral mais próximo, como o sexo, os sonhos, a fome e a sede.

O nome desses dados que o mesmo obteve, é denominado: conhecimento.

A origem e os meios

O homem percorre toda sua história desenvolvendo conhecimentos. Durante todo o tempo, ele usa de dois tipos de conhecimento: o mitológico e o de senso comum, ambos, predominam até os tempos atuais na sua busca pelo entendimento.

São exemplares do uso dos conhecimentos citados, no caso do conhecimento mitológico, o uso de religiões para explicar eventos e elementos naturais dos dias, como a vontade de Deus nas religiões cristãs. Já no senso comum, destaca o conhecimento popular, como é o caso do entendimento de que as nuvens escuras no céu, simbolizam uma possível chuva.

Tanto o conhecimento mitológico quanto o de senso comum baseiam-se no máximo em observação - isso não os torna falhos, só não são confiáveis, já que não são postos a testes - e transmissão de tal para gerações posteriores.

Temos de ter em mente que, saber popular e senso comum não são ideais idênticos. Tendo que, o senso comum parte do saber popular, não o contrario. Tenha em mente também que ambos não são inválidos, todavia podem ser incorretos.

Na linha do tempo, surge uma tipificação de conhecimento denominada: ciência, ou melhor, saber cientifico. Tal saber desenvolve-se ao longo de anos até atingir seu auge de consolidação e estabilização.

No geral, a ciência usa de dois meios base que unidos a tornam imbatíveis para encontrar respostas com precisão, trata-se da sua base empírica e de sua base dedutiva. Observa-se que a base empírica parte da Grécia, usando de bases filosóficas antigas e funcionais. Porém, é mais interessante destacar Descartes como pai do método cientifico, não por criá-lo em si, mas por traçar a maior parte do caminho, dando a base dedutiva através de seu método indutivo.

Descartes e o inicio do Método Científico

Descartes durante a maior parte de seu livro Discurso do Método, conta a história que o levou a desenvolver seu livro, portanto, deve se ter em mente que a leitura não é muito objetiva, contudo, sintetizarei as ideias transmitidas em uma frase: "rejeição daquilo que é duvidoso, ou que se possa apresentar duvidas, mesmo aquilo que demonstre-se de simplicidade absurda"
A partir do momento em que desejava dedicar-me exclusivamente à pesquisa da verdade, pensei que deveria rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse supor a menor dúvida, com a intenção de verificar se, depois disso, não restaria algo em minha educação que fosse inteiramente indubitável.
Desse modo, considerando que nossos sentidos às vezes nos enganam, quis supor que não existia nada que fosse tal como eles nos fazem imaginar. Por haver homens que se enganam ao raciocinar, mesmo no que se refere às mais simples noções de geometria (...), rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a me enganar como qualquer outro, todas as razões que eu tomara até então por demonstrações. (...)
Logo em seguida, porém, percebi que, enquanto eu queria pensar assim que tudo era falso, convinha necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. Ao notar que esta verdade penso, logo existo, era tão sólida e tão correta (...), julguei que podia acatá-la sem escrúpulo como o primeiro princípio da filosofia que eu procurava.
- René Descartes, “Discurso do Método” 1637
A partir disso, pode-se observar os princípios científicos com clareza. Tais princípios não se apresentam no senso comum, pois o mesmo, sequer segue um método definido, além da própria observação.

O método cientifico foi além, e se desenvolveu, agregando-se a ele a técnica de etapas, que devem ser seguidas com rigidez. Sendo elas:

Observação: a que se encontra a base empírica que fora mencionada;
Perguntas: etapa que tem relação intima com o conhecimento filosófico;
Hipótese: etapa que se encontra também no conhecimento filosófico, e se torna obrigatório no cientifico;
Experimento: sem realização de testes, não se consegue levar uma hipótese adiante;
Análise: deve se não só seguir um experimento, ele deve ser analisado minunciosamente, já que ele dirá onde há falhas, e onde poderá estar o caminho correto;
Conclusão: etapa onde se verifica totalmente, parcialmente ou não se verifica a veracidade da hipótese.

Assim, concluímos que:
  • O método cientifico se baseia na racionalização.
  • O método cientifico usa de fatos e não de suposições.
  • O senso comum tem base observacional, por isso, pode funcionar, porém, não tem qualquer garantia, já que pode ser duvidoso.
Links e referências externas:

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Ciência e Senso Comum, o caminho certo!
Ciência e Senso Comum, o caminho certo!
Qual a diferença entre ciência e senso comum? Qual a origem de ambos? O que os torna um tipo de conhecimento? Isso e muito mais nesse post!
https://4.bp.blogspot.com/-61Tr2lDnM3I/WZzLximS3DI/AAAAAAAAMCo/uB8V89hp3jQw8LyhF6VLj3UtNmwXZ9ogACLcBGAs/s640/ciencia%2Bsenso%2Bcomum.png
https://4.bp.blogspot.com/-61Tr2lDnM3I/WZzLximS3DI/AAAAAAAAMCo/uB8V89hp3jQw8LyhF6VLj3UtNmwXZ9ogACLcBGAs/s72-c/ciencia%2Bsenso%2Bcomum.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/08/ciencia-e-senso-comum-o-caminho-certo.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/08/ciencia-e-senso-comum-o-caminho-certo.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy