Montesquieu, democracia e governos modernos - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Montesquieu, democracia e governos modernos

Você deve conhecer Montesquieu como o carinhas dos 3 poderes, mas acredite, ele vai muito além disso. A democracia tem origens que remont...

Você deve conhecer Montesquieu como o carinhas dos 3 poderes, mas acredite, ele vai muito além disso.

A democracia tem origens que remontam a antes de Cristo(sim amiguinhos) na Grécia(ocidente do globo terrestre). Democracia essa que dava ao povo, preestabelecido por conceitos sociais(ou seja, quem era dito como povo), poder.
Montesquieu, democracia e governos modernos

Indo mais a frente no tempo, um cara, chamado Montesquieu, atribui ao estado fatores que colaboram para sua classificação como democracia:
O povo que possui o poder soberano deve fazer por si mesmo tudo o que pode realizar corretamente e, aquilo que não pode realizar corretamente, cumpre que o faça por intermédio de seus ministros. Seus ministros só lhe pertencem se ele os nomeia; é, pois, uma máxima fundamental deste governo que o povo nomeie seus ministros, isto é, seus magistrados (MONTESQUIEU, 1985, p. 32).
Montesquieu no trecho acima, destaca na democracia funções que não necessariamente são atribuídas a forma direta deste governo. Ocorre que, bastando a eleição de um representante pela população, temos para ele um governo tecnicamente democrático.

Montesquieu gera a definição de alguns tipos de poder para fundamentar três formas básicas:
  • Monarquias: regidas por um monarca de poder tradicionalmente hereditário, onde é dito que se existe algum tipo de lei, teremos uma monarquia, caso contrario, teremos um despotismo.
  • Republica: variável de acordo com a extensão dos direitos dos cidadãos, podemos ter uma republica democrática ou aristocrática.
    1. Republica Aristocrática: organizada sociopoliticamente na base de privilégios de uma classe social formada por nobres que detém, por herança, o monopólio do poder.
    2. Republica Democrática: organizada politicamente de forma que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
  • Despotismo: governo onde a lei é o líder, e está acima de todos, impondo seu respeito pelo medo gerado.
É possível tecer críticas sobre o conceito de monarquia de Montesquieu a partir do momento que temos uma monarquia não constitucional, logo ela é um regime ditatorial e despótico regido por um rei e podendo ser uma teocracia.

Montesquieu, principal nome dentro do racionalizado movimento iluminista, pode ter "acabado" por tratar todos os governos de sua época como teocráticos, ou ele simplesmente não fundamenta a ideia de teocracia como um tipo de governo a parte de uma monarquia.

É visto que, em seu período, regido por monarquias, o conceito de republica despótica era improvável, já que republica deveria ser obrigatoriamente um governo popular, mas observamos hoje no mundo, dezenas de regimes republicanos onde se fere tanto o conceito de democracia, quanto o de aristocracia, sendo que há um regime absolutista na mão de um único chefe de estado.

Para Montesquieu a liberdade só seria possível em monarquias e republicas, e nos casos de uma republica democrática, teríamos o regimento/condução da virtude.

A anarquia em Montesquieu é vista como um risco para a sociedade(coisa que já foi demonstrada no site no post sobre Anarcocapitalismo), já que mostra que o pacto entre a sociedade e o estado foi frágil e não garantiu estabilidade.

Pode-se concluir que em um Estado onde a sociedade é mais "resistente" que o Estado(sei que estou repetindo a palavra na mesma linha), temos o risco de uma anarquia, caso contrario, temos o risco de um despotismo, ou, na língua dos jovens modernos, uma ditadura.

Todavia, como é dito por ele próprio, Montesquieu: "Não existem leis justas ou injustas, o que existem são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar". Logo, até aqueles que contrariam suas ideias, estão em sua concepção, fazendo o que é certo, apenas de forma inadequada, não concordando com seus ideais.

Recomendado para complementar:
- Scicast #49
- Montesquieu: sociedade e poder

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Montesquieu, democracia e governos modernos
Montesquieu, democracia e governos modernos
https://1.bp.blogspot.com/-aWU8fw22mcY/WQwAPooCydI/AAAAAAAAFS0/7c2AkbB_ME8AZNTO9h4HjBKhLnzqu4xzQCLcB/s640/montesquier_6%25281%2529.png
https://1.bp.blogspot.com/-aWU8fw22mcY/WQwAPooCydI/AAAAAAAAFS0/7c2AkbB_ME8AZNTO9h4HjBKhLnzqu4xzQCLcB/s72-c/montesquier_6%25281%2529.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/05/montesquieu-democracia-e-governos.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/05/montesquieu-democracia-e-governos.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy