Marie Curie em Belo Horizonte - Um dia memorável. - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Marie Curie em Belo Horizonte - Um dia memorável.

Relembre o dia histórico em que Marie Curie visitou o Instituto Borges da Costa Belo Horizonte.

As vezes nos deparamos com informações que parecem invenção de alguém, talvez um click bait, ou algo do gênero, e quando descobrimos que é verdade... bem, nossos cérebros explodem.

Marie Curie em Belo Horizonte - Um dia memorável.Bem, eu sou mineiro e belorizontino com certo orgulho, maior ainda foi o orgulho em descobrir que a madame Marie Curie veio a nossa maravilhosa cidade, capital do Estado de Minas Gerais, na década de 20.

Você que já sabia disso, por favor, deixe nos comentários o como você descobriu isso.

Para quem ainda não sabia, Marie Curie(se pronuncia márri cúrri) veio visitar um instituto inaugurado em 1922 chamado Instituto do Radium, que visava estudar os casos de aumento de câncer na terra do café com pão de queijo, e olha só, esse foi o primeiro centro com foco nisso do Brasil.
Em 1964, mediante a lei n.186/68, o instituto foi federalizado, passando a fazer parte da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e a denominar-se Hospital Borges da Costa.
No geral o Instituo visava estudar Raios X e o rádio, além do mais, buscava ele divulgar as pessoas sobre a doença(câncer no caso), fazer estudos científicos e realizar tratamentos contra a tal doença que assustava os médicos.
Belo Horizonte é laborioso viveiro de discípulos de Oswaldo Cruz, centro de alta cultura das ciências médicas e biológicas; sem dúvida, por isso, tomando o passo à Capital da República e às grandes cidades de outros Estados, levantou, no Brasil, o primeiro baluarte para a luta anticancerosa - Fundação Oswaldo Cruz: a construção do Instituto de Câncer, uma carta ao sr. Presidente da República.
Marie Curie veio com sua filha em 1926(época essa pós 1ª guerra mundial). Na sua vinda, Curie fez uma conferencia sobre radioatividade e suas aplicações médicas na Faculdade de Medicina.
Foi na Avenida Mantiqueira e, depois, no grande anfiteatro da Faculdade de Medicina, que meus olhos e ouvidos embasbacados viram Marie Sklodowska Curie e ouviram a lição com que ela nos honrou. Essa mulher fabulosa ia, nos vinte, pelos seus cinquenta para sessenta e já era detentora duas vezes do Prêmio Nobel. Era pequena de estatura, andava vestida de negro, saia arrastando, costume sebento. Apresentou-se sempre com a mesma roupa na capital de Minas, mal penteada, mãos vermelhas maltratadas e vi suas botinas de salto baixo tendo abotoadas só o botão de cima. Mas, ensinando, transfigurava-se e a suas palavras nosso anfiteatro iluminou-se mais – como se passassem por suas paredes raios urânicos, centelhas radioativas de tório e faíscas ferromagnéticas - Pedro Nava
("como se passassem por suas paredes raios urânicos, centelhas radioativas de tório e faíscas ferromagnéticas", o pior é que realmente deviam passar)

Não tenho ao certo qual foi o conteúdo dessa palestra, mas pelas datas de desenvolvimento das ideias por ela, acredito que ela apresentara sobre a radioterapia e a curieterapia(mas isso é uma suposição minha).
 
Esse dia foi louco amigos, muito louco, pena que você não era nascido(se sim, meus parabéns). Essa imagem foi emprestada do SciElo, espero que não me processem hehehe.
Alguns pontos extras a se destacar em relação a esse dia histórico que você deveria saber:

Em relação ao Instituto:
  • Em 1950, o Instituto Radium mudou de nome para: Instituto Borges da Costa.
  • Em 1967, virou patrimônio da UFMG.
  • Em 1977, por problemas técnicos por conta da precariedade da construção, foi desativado até 1980.
  • Em 1980, passou a servir de moradia para os estudantes(não sei o quão seguro era a construção em nível de radiação, já que naquela época manejavam rádio e polônio com as mãos).
  • Atualmente está em reforma. 
Em relação ao médico Eduardo Borges(que deu o nome ao Instituto):
  • Diante ao aumento dos números de câncer em Minas Gerais e dos avanços percebidos na área da oncologia(área que estuda canceres e tumores), convenceu o governador de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes, a investir na construção de um Hospital, que iniciou suas funções em 1923.
  • Assim que se formou, trabalhou em Manguinhos em sua tese Contribuição para o diagnóstico bacteriológico da difteria, sob a orientação de nada mais nada menos que Oswaldo Cruz.
  • Partiu para Europa onde desenvolveu sua medicina com médicos como: Doyen e Von Bergmann.
  • Na Europa teve contato com cientistas, entre eles, a grande Marie Curie.
Outros pontos:
  • Marie Curie chegou de trem na capital(se bobiar o mesmo trem que usamos ainda hoje).
  • Radium é o mesmo elemento que o rádio, sim amigos, é a mesma coisa, por isso Instituto do Radium. Radium é na verdade uma palavra latina que significa irradiar, pois adivinha... isso mesmo, o metal irradia.
Links externos, recomendados e referenciados:
Panfleto de 2011
Artigo da Scielo¹
Artigo da Scielo²
Boletim da UFMG em relação ao Instituto Borges da Costa
Marie Curie no Fronteiras da Ciência

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Marie Curie em Belo Horizonte - Um dia memorável.
Marie Curie em Belo Horizonte - Um dia memorável.
Relembre o dia histórico em que Marie Curie visitou o Instituto Borges da Costa Belo Horizonte.
https://4.bp.blogspot.com/-OK82VJ_pqs4/WjAHQypXUjI/AAAAAAAAW40/anXsFbMil84fMSk8OdENFkdSy19m149rQCLcBGAs/s640/marie%2Bcurie%2Bbh.png
https://4.bp.blogspot.com/-OK82VJ_pqs4/WjAHQypXUjI/AAAAAAAAW40/anXsFbMil84fMSk8OdENFkdSy19m149rQCLcBGAs/s72-c/marie%2Bcurie%2Bbh.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/03/marie-curie-em-belo-horizonte-um-dia.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2017/03/marie-curie-em-belo-horizonte-um-dia.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy