Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP

Transhumanismo é uma ideologia do século XX que prospera até o século atual e se baseia no aprimoramento e evolução da humanidade através da tecnologia.

Transhumanismo é uma ideologia do século XX que prospera até o século atual e se baseia no aprimoramento e evolução da humanidade através da tecnologia.
Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP
Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP
Bem, primeiramente vamos explicar alguns erros em relação a essa ideologia, uma delas é o fato de que evolução não necessariamente é positiva, e não necessariamente é progressiva. Evolução se baseia em processos através dos quais ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas, e no transhumanismo apenas se aprimora a espécie humana, não dando origem a outra.

Ao que se refere a aprimoramento, atualmente a tecnologia se mostra interessante para trazer novamente funcionamentos perdidos e/ou membros/órgãos perdidos. Isso ocorre em relação a próteses de membros, a órgãos artificiais(como hemodialise) e pâncreas artificias, por exemplo. É comum associarmos tecnologia no corpo humano a próteses robóticas e corpos robóticos, mas isso não é necessário para que tenhamos a tecnologia atuando no corpo humano para aprimorá-lo.

Imortalidade, uma das buscas do transhumanismo

Bem, uma das buscas incansáveis do transhumanismo é a imortalidade, que é dita como alcançável pelos transhumanistas. O corpo humano naturalmente se degrada, tantos os órgãos externos quanto os internos, sendo assim, a única forma de imortalizar uma pessoa seria transportar sua mente para um computador, algo que parece impossível, mesmo em milhões de anos.

Obra conceitualizando o transhumanismo
O cérebro humano é matéria orgânica e trabalha com um conceito de trabalho totalmente diferente dos computadores, transferir a mente e as memórias para um computador, em teoria, é impossível. É mais fácil recriá-lo no computador do que convertê-lo, nesse caso me refiro a I.A., forma pelo qual é possível gerar emoções humanas artificialmente, incluindo no pacote, memórias sobre fatos e acontecimentos, no final das contas, a inteligencia artificial poderá ser imortal e complexa como a humana, mas a humana não é possível de se converter para a A.I..

É provável que um dia possa ser possível recriar a vida de uma pessoa em um computador e ambos poderão ter a mesma vivencia, mas quando o humano morrer, a máquina manterá a sua existência?(falarei mais sobre isso em um artigo sobre A.I., enquanto não o faço, recomendo assistir ao EP.1 da 2ª Temporada de Black Mirror)

No geral, a imortalidade é impossível quando a questão é o uso da tecnologia para esse fim.

Transhumanismo é agora

Marca-passo fora do corpo
Marca-passo fora do corpo
Parece loucura, mas o transhumanismo acontece agora, todas as tecnologias desenvolvidas para o ser humano são processos transhumanos. Exemplos são: pâncreas artificiais, próteses, a hemodialise, aparelhos cocleares, marca-passos entre outros.
Marca-passo dentro do corpo
Marca-passo dentro do corpo
Os transhumanistas vão um pouco além, dizendo que esses aparelhos devem ter produção em larga escala.

Transhumanismo como forma de segregação

O maior problema do transhumanismo é que ele é segregador. Se levarmos em conta o fato de que num futuro, a melhora de vida e a evolução se baseia na tecnologização do corpo, aqueles que não apresentam condições de adiquirir essa tecnologia, serão excluídos da sociedade. Algo que chamamos hoje de globalização perversa(ou dos excluídos, mas eu acho o primeiro termo mais bacana).

Transhumanismo na cultura POP

Robocop, símbolo do transhumanismo na cultura pop
Robocop, símbolo do transhumanismo na cultura pop
Estamos cansados de ver o transhumanismo nos cinemas, exemplos de filmes que tratam isso são:
  • Robocop, o ultimo filme principalmente, mostra o provável limite possível da transhumanização.
  • O Homem Bicentenário, o filme trata do transhumanismo invertido, também muito interessante.
  • Mad Max, mesmo em um mundo pós apocalíptico, o uso de tecnologias no corpo é uma simbolização do transhumanismo.
  • O Homem de Ferro, filme que claramente mostra o transhumanismo, usando de tecnologias tanto para manter a vida, quanto para ampliar os poderes de Tony Stark.
Site oficial do transhumanismo

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP
Transhumanismo - A imortalidade, a sociedade e a cultura POP
Transhumanismo é uma ideologia do século XX que prospera até o século atual e se baseia no aprimoramento e evolução da humanidade através da tecnologia.
https://2.bp.blogspot.com/-I_T2MC28hQc/WGFHfUdJVDI/AAAAAAAAErg/3ah5EzqY60wLHCS_lJwx3Djng84uwwYhQCLcB/s400/transhumanismo.png
https://2.bp.blogspot.com/-I_T2MC28hQc/WGFHfUdJVDI/AAAAAAAAErg/3ah5EzqY60wLHCS_lJwx3Djng84uwwYhQCLcB/s72-c/transhumanismo.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/transhumanismo-imortalidade-sociedade-e.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/transhumanismo-imortalidade-sociedade-e.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy