Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 1

A esfera de Dyson é uma das mega estruturas que civilizações alienígenas espaciais poderiam criar para obter energia de sua estrela de forma plena.

A esfera de Dyson é uma das mega estruturas que civilizações alienígenas espaciais poderiam criar para obter energia de sua estrela de forma plena.
Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson
Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 1
Bem, já vimos no artigo sobre tipos de civilizações alienígenas que existem as chamadas civilizações do tipo II, essas seriam capazes de obter o máximo de energia possível de suas estrelas. Para realizar essa proeza surgiu um conceito impressionante, é o que chamamos de esfera de Dyson

O conceito

Tudo que envolve a esfera de Dyson é bastante complexo e demanda tempo para se entender plenamente. Mas a base são: estruturas colossais com mais de UA(unidade astronômica, ou 149 597 870 700 m, ou em conversões simples 150 milhões de km), que são capazes de captar toda a energia provinda de uma estrela, algo parecido com isso aqui:
Esquema de uma esfera de Dyson do tipo bolha.
Esquema de uma esfera de Dyson do tipo bolha.
Existem várias representações de como uma esfera de Dyson poderia parecer, já que nunca vimos uma, fica por conta da imaginação representá-la.
A proposta origina de Freeman Dyson, de 1959, na "Search for Artificial Stellar Sources of Infrared Radiation" era explicar como uma civilização avançada obteria energia para se alimentar após anos de existência, já que o planeta em si não seria capaz de gerar o total necessário.
Ele chegou a seguinte proposta:
Uma esfera artificial do tamanho de uma órbita planetária, dependendo do tamanho da estrela, se for equivalente ao Sol, provavelmente seria próximo a órbita da Terra. A esfera seria constituída por uma órbita de coletores solares, de modo que toda a energia atingirá uma superfície receptora onde possa ser usada.
Isso criaria em volta da estrela uma área totalmente habitável, como se onde se encontram os painéis, pudesse encontrar pessoas.
Uma esfera de Dyson no sistema solar, com um raio de um UA teria uma área de superfície de pelo menos cerca de 600 milhões de vezes a área de superfície da Terra, lembrando que isso varia dependendo do tamanho da estrela, quanto maior a estrela, mais área e mais recursos gastos.

Por que construir uma esfera de Dyson?

Bem, além de indicar o seu nível como civilização, uma esfera de Dyson serve acima de tudo como modo de obtenção de energia. Mas não qualquer energia, uma energia que estaria indo para o lixo, quer dizer, para o universo.
As espécies que crescem em suas necessidades de energia também crescem exponencialmente para todos os ramos. Mesmo quando os recursos energéticos no universo permanecem infinitos, a energia é um recurso extremamente escasso no universo e nenhuma civilização avançada pode se dar ao luxo de deixá-la ser desperdiçada.

A origem vinda de J.D Bernal

Conceito de esfera de Bernal
Conceito de esfera de Bernal
No livro "The World, the Flesh, and the Devil", Bernal descreve colonias espaciais como:
Imagine uma concha esférica de dez milhas ou mais de diâmetro, feita dos materiais mais leves e, na maior parte, oca; Para esta finalidade os novos materiais moleculares seriam admiravelmente adequados. Devido à ausência de gravitação, sua construção não seria uma façanha de engenharia de qualquer magnitude. A fonte do material a partir do qual isso seria feito seria apenas em pequena parte retirado da terra; Pois a grande massa da estrutura seria feita a partir da substância de um ou mais asteroides menores, anéis de Saturno ou outros detritos planetários. Os estágios iniciais de construção são os mais difíceis de imaginar. Eles provavelmente consistirão em anexar um asteroide de cerca de cem metros ou mais de diâmetro a uma embarcação espacial, esvaziando-a e usando o material removido para construir a primeira concha protetora. Posteriormente, a casca poderia ser retrabalhada, ponto a ponto, utilizando substâncias elaboradas e mais adequadas e, ao mesmo tempo, aumentando seu tamanho, diminuindo sua espessura. O globo cumpriria todas as funções pelas quais nossa terra consegue sustentar a vida. Em defasagem de um campo gravitacional tem, forçosamente, que manter sua atmosfera e a maior porção de sua vida dentro; Mas como todo o seu alimento vem sob a forma de energia através de sua superfície externa, seria forçado a assemelhar-se em conjunto a uma planta unicelular extremamente complicada.
O interessante é que essas ideias de ficção cientifica, podem um dia talvez vir a se tornar realidade, como um dia foi o celular.

Como seria uma esfera de Dyson por fora:

Esquema representativo de uma esfera de Dyson
Esquema representativo de uma esfera de Dyson

É complicado dizer como ela seria, mas dependendo do modelo, teria variações na emissão de luz. Por exemplo, numa esfera "ocasionalmente aberta", seria possível ver a emissão de luz provinda da estrela, e grandes variantes escuras sob sua emissão(quando a esfera se desloca e oculta parte da estrela).
Em outros tipos de esfera de Dyson, como é o caso das totalmente opacas, temos que não é possível observar a estrela por sua luz branca, apenas por infra, pois de qualquer forma haveria expulsão de luz infravermelho à medida que o calor residual dos processos internos irradia

Como seria uma esfera de Dyson por dentro:

esfera dyson/bernal interior
Seria assim???
Tudo que tem fora, tem dentro também, certo? Pois bem, por mais improvável que seja esse texto, a improbabilidade também pode ser detalhada, por isso vamos trabalhar esses detalhes.
Bem, já enrolei muito no paragrafo acima, por isso vou partir de forma direta a como é a esfera de Dyson em seu interior. Em tese a curvatura do solo seria inferior a da Terra, já que estamos trabalhando com um objeto extremamente extensivo, de forma que para um observador na esfera, seria capaz de vê-la como totalmente plana.
Caso possua uma atmosfera, em uma esfera de Dyson sólida, a atmosfera limitaria o alcance da visão devido à sua opacidade, e o horizonte seria ligeiramente nebuloso. O "céu" seria preenchido com a superfície da esfera, dando a impressão de que se está dentro de uma tigela.
Observa-se que mesmo uma superfície muito escura vai brilhar intensamente, tornando o céu muito mais brilhante do que na Terra. A razão entre a quantidade de luz que é difundida ou refletida por uma superfície e a quantidade de luz incidente sobre a mesma da Terra é de cerca de 0,37, então um interior com um ambiente terrestre teria um céu onde cada remendo reflete uma fração notável da luz solar.
Nome

Ciências Comemoração Filosofia Fisica Games História Infográfico Linux Meio Ambiente Podcast Polêmicas QN ESPECIAL QN NEWS QUEIMANDO CIRCUITOS Recomendação Religião Review Sociedade Softwares Tecnologia Teorias Universo Viagem Espacial Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios: Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 1
Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 1
A esfera de Dyson é uma das mega estruturas que civilizações alienígenas espaciais poderiam criar para obter energia de sua estrela de forma plena.
https://4.bp.blogspot.com/-HaENwOegE8M/WGFyvuUpVmI/AAAAAAAAEt8/9TLPg5kgoQ8X34cjLJn5zcKCRnXDmF4EwCLcB/s320/dyson_1.png
https://4.bp.blogspot.com/-HaENwOegE8M/WGFyvuUpVmI/AAAAAAAAEt8/9TLPg5kgoQ8X34cjLJn5zcKCRnXDmF4EwCLcB/s72-c/dyson_1.png
Queimando Neurônios
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/esfera-de-dyson.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/esfera-de-dyson.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Leia Mais... Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para o inicio Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy