Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 2 - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tecnologia!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Sociedade!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 2

A esfera de Dyson vai além de seu visual ou de sua possível majestosidade, ela foi pensada cientificamente para funcionar.

A esfera de Dyson vai além de seu visual ou de sua possível majestosidade, ela foi pensada cientificamente para funcionar.
Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 2

A esfera de Dyson é algo estável?

Esfera de Dyson feita de Anéis
Esfera de Dyson feita de Anéis
De acordo com os cálculos, sim. Em uma esfera de Dyson do Tipo I todas as estruturas orbitam independentemente ao redor da estrela, e suas órbitas são órbitas elípticas, como a da Terra e de outros astros. Uma vez que a massa da esfera é desprezível em comparação com o sol,  já que ele é muito massivo, e principalmente pela esfera não ser uma estrela e o Sol sim, a auto-gravidade pode ser ignorada.

Se a casca for ligeiramente empurrada, por exemplo, por um golpe de meteoro, a casca vai gradualmente a deriva(por inércia) e, eventualmente, poderá atingir a estrela. Este é um problema clássico na mecânica elementar e é geralmente resolvido pela lei de Gauss.

Ela além de estável deve ser muito rígida, e agora vamos tratar da gravidade em relação a uma esfera rígida.

Sobre a gravidade em uma esfera rígida:

Uma esfera de Dyson não rotativa(o que é um pouco improvável) teria apenas duas fontes de gravidade: a própria esfera e a estrela. Como mencionado acima, no interior somente a gravidade da estrela seria sentida e tudo cairia nela, enquanto no exterior haveria gravidade fraca.

As únicas maneiras de fazer uma esfera rígida de Dyson habitável no interior seria ou para fornecer-lhe algum tipo de anti-gravidade (que é improvável para não se dizer impossível) ou para rodá-lo, o que faria apenas a banda equatorial habitável, a menos que o interior fosse em terraços. Uma esfera de Dyson rotativa estaria sob tensões imensas.

Sugeriu-se que se poderia viver no exterior da esfera, especialmente se a estrela interior é bastante fria, como uma anã branca. Nesse caso, tudo ocorreria bem.

O problema dos ventos solares:

Para nós isso é não é um problema pois a Terra por si só evita(através de campos eletromagnéticos) que esses ventos solares nos atinjam, mas uma esfera de Dyson não tem campos eletromagnéticos.
Se um ecossistema terrestre fosse construído dentro de uma esfera de Dyson rígida, haveria um influxo de íons (principalmente hidrogênio) dos ventos solares. O vento solar tem uma densidade de cerca de 5 ions/cm³, movendo-se em torno de 500 km/s, o que levaria a um influxo de 2.5e12 íons/m²/s. Isso pode parecer grande, mas é realmente uma pequena quantidade, apenas 4e-12 mol (um grama de hidrogênio é de aproximadamente um mol). Como o hidrogênio não poderia escapar naturalmente da atmosfera, gradualmente se tornaria mais e mais rico em hidrogênio, mas levaria trilhões de anos antes que os efeitos se tornassem significativos.

Existe também a ideia de se criar campos eletromagnéticos artificiais - estamos tratando de construir uma esfera entorno de uma estrela, logo criar campos eletromagnéticos não é tão ridículo assim - um problema desses campos é que se forem por rotação, criarão um campo que engloba a própria estrela, o que não resolve o efeito dos ventos solares.

O quão provável é construir uma esfera de Dyson com uma tecnologia conhecida:

Uma esfera de Dyson pode ser construída gradualmente, sem qualquer super tecnologia ou super materiais, apenas precisa da implantação a longo prazo de mais coletores solares e habitats. Este trabalho poderia começar hoje. Usando máquinas auto-replicantes, o cinturão de asteroides e as luas menores poderiam ser convertidos em habitats em poucos anos, enquanto a desmontagem de planetas maiores levaria de 10 a 1000 vezes mais tempo, isso falando de nossa tecnologia, pois se avançarmos 5000 anos no futuro apenas, já não temos certeza de nossas tecnologias.

A 5000 anos estávamos desenhando pessoas com cabeça de cachorro nas paredes, hoje temos uma sonda em Plutão, e pensamos em ir a Marte.

Existe um outro processo que é o de criar pedaços flutuantes no espaço e deixar eles por lá, e depois uni-los um a um.

O que é preciso para construir uma esfera de Dyson?

Dyson originalmente calculou que há matéria suficiente no sistema solar para criar uma esfera de pelo menos três metros de espessura, mas isso é uma super estimação absurda, pois a maioria da matéria no sistema solar é hidrogênio e hélio e outros gases como nitrogênio, que não é utilizável como materiais de construção, pois são gases e não sólidos, certo? Eles poderiam presumivelmente ser fundidos em elementos mais pesados, mas acontece que se você é capaz e realizar isso, uma esfera de Dyson é praticamente inútil.

Se dissermos que todos os elementos mais pesados do que o hélio são utilizáveis (o que é claramente mentira), logo os planetas rochosos são completamente utilizáveis, assim como o cinturão de asteroides, então teríamos a Terra, Marte, Vênus e Mercúrio, além de seus satélites para obter matéria rígida para construção de uma esfera, mesmo isso tudo não parece ser suficiente para uma esfera de UA.
OBJETOS MASSA (1e24 kg)
Mercúrio 0.33022
Vênus 4.8690
Terra 5.8742
Marte 0.0735
Lua 0.64191
Asteroides ~0.002
É um pouco mais incerto quanto dos planetas exteriores é utilizável, não se sabe como é o núcleo desses planetas, provavelmente terão de ser usáveis para que se construa uma esfera de Dyson.
OBJETO MASSA ESTIMADA (1e24 kg)
Júpiter ~58
Saturno ~17
Urano ~43
Netuno ~51
Plutão ~0.01
Cinturão de Kuiper ~0.016

Uma esfera Dyson não deveria ser quente?

Mesmo se a civilização que vive na esfera de Dyson fez o seu melhor para armazenar energia disponível, a termodinâmica finalmente ganha e a esfera começa a irradiar energia até que o equilíbrio seja alcançado. Sua temperatura torna-se alta.

Em teoria, se a energia térmica é muito baixo o interior da esfera poderia tornar-se tão quentes como desejado, mas isso é improvável, uma vez que o material da esfera começaria a derreter ou evaporar se a temperatura se moveu acima de 2000-3000 Cº, temperatura de fusão em que atinge a maioria dos metais. E se a superfície da estrela se tornasse suficientemente quente, as partes externas da estrela se expandiriam e um novo equilíbrio térmico se estabeleceria com menos produção interna de energia. Se a esfera fosse um recipiente de energia perfeito, a estrela acabaria se expandindo até que seus processos de fusão terminassem; Se a temperatura fosse reduzida a fusão seria retomada até que se alcançasse o equilíbrio.

Se você chegou até aqui deixe nos comentários o que você pensa sobre o assunto, e como vê a possibilidade de se criar uma Esfera de Dyson!

Bibliografia

Esfera de Dyson FAQ
Dyson Sphere
Toruses and Dyson Swarms
Fora da Esfera de Dyson

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h QNs Tradicionais Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Review Sci News Softwares Tech Tech News Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 2
Tudo que você precisa saber sobre Esfera de Dyson - Parte 2
A esfera de Dyson vai além de seu visual ou de sua possível majestosidade, ela foi pensada cientificamente para funcionar.
https://2.bp.blogspot.com/-YC6FmHfTGdk/Wdhy-cGwuaI/AAAAAAAAQpY/vOMl9Dc267Mmo04g-o2873GDg7Iq503dwCLcBGAs/s640/esfera%2Bdyson%2B2.png
https://2.bp.blogspot.com/-YC6FmHfTGdk/Wdhy-cGwuaI/AAAAAAAAQpY/vOMl9Dc267Mmo04g-o2873GDg7Iq503dwCLcBGAs/s72-c/esfera%2Bdyson%2B2.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/esfera-de-dyson-2.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/esfera-de-dyson-2.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy