Edifício Martinelli, quando o Brasil foi pra cima! - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Edifício Martinelli, quando o Brasil foi pra cima!

Você já deve ter ouvido falar no edifício Martinelli, um dos mais simbólicos prédios de São Paulo, que possuí uma história super empolgante e diferenciada.

Você já deve ter ouvido falar no edifício Martinelli, um dos mais simbólicos prédios de São Paulo, que possuí uma história super empolgante e diferenciada.
Edifício Martinelli, quando o Brasil foi pra cima!

É para mim, com toda certeza um dos edifícios mais bonito do Brasil, já que aqui em nosso país tupiniquim, o design dos prédios não é algo muito reverenciável. O edifício Martinelli se exalta de forma excepcional no centro de São Paulo. Não estamos aqui para falar de arquitetura, e sim, de história, que pra quem não sabe, é um foco do site em desenvolvimento.
Giuseppe Martinelli
Esse é o Giuseppe Martinelli
Tudo começa após a ideia louca de Martinelli em querer erguer um legado palpável, nada melhor então do que criar um edifício. Acontece que o projeto desse grande edifício era limitado a 12 andares, que foram alcançados em 1929. Mas é claro que a ambição de deixar um legado enorme em forma de edifício foi levado além, sendo que o prédio - feito com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, ou seja, o famoso concreto armado - serviu de base para que fossem levados ao alto mais 18 fuckin andares!
O edificio Martinelli
Esse paredão, é claro, é o Martinelli.
Em 1934, nosso pequeno prédio, apresentava 30 andares e 130 metros de altura e era o maior da América Latina.

Durante essse tempo, o prédio havia sido embargado, mas eles deram um jeito de usar materiais mais leves e levar a construção adiante.
“E agora já posso ver o `Martinelli´, meus olhos buscam a massa cor-de-rosa formidável pra justificar a sensação anterior...” - Mário de Andrade

A história por traz do monumento

Visão de baixo para cima do Martinelli
Visão de baixo para cima do Martinelli
O mais legal dessa construção é todo o misticismo aos arredores dela.

Acontece que em 1929, a Crise de 29, deixou basicamente todos os poderosos brasileiros sem dinheiro, e sem (adivinha) condições de comprar apartamentos no edifício, logo, Martinelli, para não falir de vez(ou já falido), vendeu o prédio para o Instituto Nazionale di Credito per il Lavoro Italiano all´Estero.

Por muito tempo o prédio serviu de base para o estabelecimento de partidos políticos, mas após isso, ele foi, digamos, para domínio publico, e acabou por entrar em deterioração.
Essa área do prédio, provavelmente era onde o lixo dos moradores era lançado.
Essa área do prédio, provavelmente era onde o lixo dos moradores era lançado.
O prédio se tornou "lar" de histórias de prostituição e assassinatos, os moradores tinham que conviver com o mal cheiro(gerado pela higiene precária, quase nula), iluminação precária e o medo de bandidos.
“Dava muito medo passar por perto do edifício, sempre a gente escutava histórias terríveis de lá, cada uma pior que a outra” - João Alves Vieira
Bem, o governo depois decidiu restaurar o prédio, a restauração não foi lá das melhores, já que não visaram restaurar as obras originais no interior do prédio, mas cá entre nós, é melhor do que nada.
“A casa do conde está toda pintada de branco, recentemente o Sindicato dos Bancários, por meio de uma reforma, encontrou vestígios dos traços da antiga decoração e fizeram um restauro de parte do salão Verde e Mourisco” - Carla Vigorit
O Martinelli representa, queira você acreditar ou não, o progresso brasileiro, em uma época em que nada passava dos 5 andares, erguer um monstruoso edifício que é o Martinelli, é um feito fantástico.

Se interessou por esse monstro da arquitetura? Se liga na história completa!

Links uteis:
São Paulo - Edifício Martinelli
Prefeitura de São Paulo - Edifício Martinelli

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Edifício Martinelli, quando o Brasil foi pra cima!
Edifício Martinelli, quando o Brasil foi pra cima!
Você já deve ter ouvido falar no edifício Martinelli, um dos mais simbólicos prédios de São Paulo, que possuí uma história super empolgante e diferenciada.
https://3.bp.blogspot.com/-LrzaU8u9UPc/WdcEcRGsdTI/AAAAAAAAQYM/DSk1qWJKOwgPOXyF1fcPlcxbu6yr-Sx7QCLcBGAs/s640/martinelli.png
https://3.bp.blogspot.com/-LrzaU8u9UPc/WdcEcRGsdTI/AAAAAAAAQYM/DSk1qWJKOwgPOXyF1fcPlcxbu6yr-Sx7QCLcBGAs/s72-c/martinelli.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/edificio-martinelli-quando-o-brasil-subiu.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/12/edificio-martinelli-quando-o-brasil-subiu.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy