Linux, é um Sistema Operacional?! - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Linux, é um Sistema Operacional?!

Esse mundo conectado, internet pra todos os lados, agradeça ao Linux ! Um kernel maravilhoso que nos cerca e consegue ser tudo que você qu...

Esse mundo conectado, internet pra todos os lados, agradeça ao Linux! Um kernel maravilhoso que nos cerca e consegue ser tudo que você quiser!
Linux, é um Sistema Operacional?!
Linux, é um Sistema Operacional?!
Pera, kernel? Você não sabe o que diabos é isso? Bem, eu vou te explicar.
Antes que me pergunte, não! Linux não é um real sistema operacional! Por que motivo? Por não entrar dentro do conceito de sistema atual, e claro,

Para se ter uma ideia, o site onde baixamos o Linux Source é nada mais nada menos que o kernel.org.

Mas o que é sistema operacional?

"Sistema ou operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Mas e o Kernel?

Kernel é uma palavra inglesa que significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.

File:170pxKernel.png
Ilustração porca, mas é o que tem de melhor. Software nesse caso, é tudo que roda sobre o Kernel, inclusive o sistema operacional, sim o Windows é um software!
Parece a mesma droga não é? Basicamente Linux é um sistema operacional e não é, embora exerça funções parecida, e seja distribuído como tal, na informática atual não podemos defini-lo como Sistema Operacional, pois em tese, nenhum programa além do GNUTools roda diretamente sobre o Kernel, é necessário uma base. Os programas que rodam no sistema operacional vão pedira ajuda ao Kernel, e esse vai chamar o Hardware.

E se liga em como a Wikipedia pode te confundir:

Uma imagem que eu otimizei para ter 18kb pelo GIMP, que roda no Ubuntu e que roda sobre o Linux.
Como é de praxe, farei minha analogia com comida:
Pense no Linux como o biscoito do KitKat, o chocolate é o sistema operacional. Sem o chocolate, temos apenas um biscoito, correto? E sem o biscoito temos apenas o chocolate, certo? Juntando os dois temos uma distribuição Linux. Mas tem um porém, não necessariamente, esse kernel precisa ser Linux, ele pode ser BSD ou vários outros menos populares, assim, não podemos chamar Linux de Sistema Operacional, pois "Sistema mesmo" é o que roda em cima do Linux, que é na verdade o Kernel.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/09/KitKat_opened.jpg/640px-KitKat_opened.jpg
Entendeu? Se você não entende minhas analogias com comida, você está perdido meu amigo.
Conhece o Android? Ele é um sistema operacional, ele serve basicamente para tornar a interação entre usuário e software/hardware mais simples e tornar a ligação com o Kernel mais simples também. E você deve estar se perguntando, qual é o kernel do Android?
LINUX! O melhor Kernel do mundo!(BSD é meu pau, sinto muito, mas não rola)

Agora, e o Windows? Bem, Windows tem por base nada mais nada menos que um kernel, mas o kernel dele não tem lá uma função tão bacana quanto o Linux, pois no final das contas, você tem que fazer o trabalhoso e cansativo processo de instalar Drivers, e cá entre nós, isso é realmente irritante.

Mas como o Linux funciona sem drivers? Não é bem assim amigo, ele usa drivers sim, só que esses drivers estão embutidos no kernel, e podem ser carregados como módulos ou como parte integra do kernel, depende de como você complilar(eu não manjo muito disso).

A maioria das pessoas usa Linux pré-compilado, temos basicamente todos os drivers possíveis para a máquina já dentro desse kernel, eu por exemplo, uso Linux, no caso o sistema operacional é o Ubuntu, mas pode ser Fedora, Cent OS, elementary OS, Arch entre outros. Todos esses sistemas que eu citei dispõe de kernels pré-complilados personalizados, sim, não tem que compilar nada, estamos em um mundo moderno amigo, tem até Steam e Google Chrome no Linux.

Mas no final das contas, chame de como você quiser. E essa é a melhor conclusão.

E você, se interessa em usar Linux? Fala aí pra gente pelos comentários!

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Linux, é um Sistema Operacional?!
Linux, é um Sistema Operacional?!
https://3.bp.blogspot.com/-XofHd-DfUVM/WAQw939RzNI/AAAAAAAAEKE/dnPm_U5h468lhd-fSPciivnNcb55RaUAACLcB/s320/linuxkernel.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-XofHd-DfUVM/WAQw939RzNI/AAAAAAAAEKE/dnPm_U5h468lhd-fSPciivnNcb55RaUAACLcB/s72-c/linuxkernel.jpg
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/10/linux-e-um-sistema-operacional.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/10/linux-e-um-sistema-operacional.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy