Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marco no tempo? - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marco no tempo?

Bem, essa pergunta surgiu de um grande amigo meu, estava dizendo para ele que não existem provas da existência de Jesus Cristo, ele me ques...

Bem, essa pergunta surgiu de um grande amigo meu, estava dizendo para ele que não existem provas da existência de Jesus Cristo, ele me questionou o seguinte: "Se Jesus é realmente uma história, por qual motivo dividimos o 'tempo' a partir do seu nascimento?".
Essa pergunta faz sentido, mas apenas pelo ponto de vista cristão e ocidental. O motivo dessa divisão se baseia em alguns aspectos, 3 essencialmente falando:
  1. Cristianização do Ocidente
  2. Ocidentalização do mundo
  3. Ponto de referência facilitador
Mas vamos entender esses pontos isoladamente.
Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marca no tempo?
Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marco no tempo?

Cristianização do Ocidente

Aqui é a entrada para entender o motivo de usarmos Jesus Cristo como marco principal, se chama catolicismo. Básicamente, no final da Roma Antiga, os imperadores romanos passaram a dar cada vês mais atenção ao cristianismo, até que decretaram que o cristianismo deveria ser a religião oficial do império, e para você que não sabe, quando Roma decreta isso, não se tem a opção de não seguir, sendo assim, temos milhares de cristãos automaticamente com esse decreto.

Mas a real cristianização começa na era medieval, uma era que muitos chamam de escura, embora eu não concorde com essa afirmação, devo concordar que essa era foi bem mais voltada a religião do que a ciência.
Na era medieval basicamente tudo era obra de Deus. 
- Caiu um raio : "Deus lançou o raio". 
- Choveu : "Deus lançou a chuva". 
O que acontece é que por 500 anos as pessoas estiveram enclausuradas nessa visão de mundo cristã, e como definir os dias? Simples, pegue a Bíblia e faça o que esta lá valer, ou você acha que nós temos 7 dias na semana por simples lógica?(Poderiam ser semanas de 21 dias, ou de 3,5, ou de 2 dias). Ou ainda, por que será que Jesus é o marco zero ao invés de Buda? Deve ser por que o cara que fez o calendário atual, era nada menos que um Papa, que tem como escolha de nome o meu sobrenome, Gregório, por isso nosso calendário se chama gregoriano.

Mas beleza, agora você sabe como chegamos a essa esquematização, certo? Mas por que o resto do mundo também usa ela?

Ocidentalização do mundo

Aqui está a chave para o fato de o marco zero da divisão dos anos começar com o nascimento de Jesus.

Quando os europeus saíram de suas terras natais para se aventurar pelos continentes e mares, levavam com eles a sua religião, logo, quando chegaram na América por exemplo, traziam com eles o cristianismo, assim como Jesus como marco principal do mundo.
File:Medição dos astros com balestilha e astrolábio, Funchal, 1547.jpg
Europeus levando o cristianismo por aí
Tá lembrado das aulas de história onde aprendíamos sobre Imperialismo? Não sei se você sabe, mas a Europa é basicamente cristã, e quando começou a "imperializar" a áfrica, trazia com ela a religião cristã, e empregava com força as ideias cristãs nos povos africanos. Essa época talvez tenha menos força cristã do que a era da colonização portuguesa em solo africano, que provavelmente enraizou a religião cristã por onde os portugueses passavam.

Temos aqui na América basicamente todos os países como cristãos, inclusive os EUA, e no outro lado do mundo, umas das maiores potências do globo, a Mãe Rússia, que também é cristã(e muito), assim ao longo dos anos temos a influências desses países de forma muito grande.
Standing Naval Force Atlantic ships underway 1982.jpg
Navios levando cristianismo mundo a fora, mesmo a intenção sendo matar pessoas.
Se lembra da guerra fria meu amigo? Pois é, basicamente o mundo inteiro estava na mão desses dois gigantes, dois gigantes cristãos, mesmo de ideias opostas, levavam com eles a ideologia cristã, assim viam Jesus como marco zero e usavam-no para dividir o tempo em antes e depois de cristo, logo o mundo inteiro estava usando desse meio de divisão, não por que Jesus era de real importância para todo o globo, mas por que o Ocidente era cristão e tinha influencia global.

Ponto de referência facilitador

Para fazer qualquer venda comercial é necessário usar um calendário global, se não eu faria um pedido para Israel para o ano de 2017 e eles não me entregariam nunca, pois para eles 2017 já passou, e não sei se você sabe, mas o dono do comércio global era EUA e Rússia e ambos usavam o calendário gregoriano e se encontravam no mesmo ano com base na datação cristã, assim, países orientais, para vender seus produtos tiveram que se moldar a esse calendário mais tarde pós guerra fria.

Mas temos grandes diferenças entre calendários no mundo, não sei se você sabe, mas fascinantemente em toda a Asia não se comemora Natal nem Pascoa, para nossos colegas de olhos puxados, Jesus não é o marco principal, assim como para os Judeus que já passaram dos 5000 anos em sua contagem. Mas esses dois grandes grupos usam nossa datação não por que Jesus é algo de importância transcendental para eles, mas sim, por que o ocidente é para eles o e o manda chuva global. Se a Asia tivesse se ligado mais rápido e conquistado o globo, talvez nosso calendário hoje fosse bem diferente. 

Temos seis calendários no mundo de hoje: o calendário gregoriano ou cristão, o calendário judaico, o calendário islâmico, o calendário japonês, o calendário chinês e o calendário brasileiro. ― Joelmir Beting

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Domingo com Limonada Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Mundi Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Velharia Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marco no tempo?
Se Jesus pode não ser real, por que ele é usado como marco no tempo?
https://1.bp.blogspot.com/-_XV-w19x4H8/WAvaTrelTUI/AAAAAAAAEMA/TgKuTkvkLMMqCog3ed3XS8QShAZtJstfwCLcB/s400/jesuscalendario.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-_XV-w19x4H8/WAvaTrelTUI/AAAAAAAAEMA/TgKuTkvkLMMqCog3ed3XS8QShAZtJstfwCLcB/s72-c/jesuscalendario.jpg
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/10/jesus-marco-anos.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/10/jesus-marco-anos.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy