25 anos de Linux e a história de migração de um usuário comum! - Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
#Label3{background:green;}

QN NEWS 24h!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Ciências!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Tech!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

Mundi!$type=carousel$author=hide$comment=hide$count=6$show=home$cl=4

25 anos de Linux e a história de migração de um usuário comum!

 Tudo começou a mais ou menos 2 anos. O meu maravilhoso Windows 8 tinha pifado, por que motivo? Eu não sei, e não tinha sido a primeira v...

 Tudo começou a mais ou menos 2 anos. O meu maravilhoso Windows 8 tinha pifado, por que motivo? Eu não sei, e não tinha sido a primeira vez, meu contato com Windows se baseou em : disco não reconhecido, memória não alocada, falta de espaço, travadas loucas, vírus comedores de pastas /system32, trojans, cavalos de troia, spywares, bloatwares e mais essenciais inimigos computacionais que no meu querido Linux nunca mais vi.
Queimando Neurônios comemora 25 anos de Linux!

Chegando de paraquedas

O como eu cheguei no Linux foi o mais estranho. O Windows 8 como disse havia falhado foda, permanecendo em uma tela negra com a barra de tarefas. Falei comigo mesmo : "Agora eu saio dessa m*rda e vou procurar coisa melhor". O que eu não sabia é que Linux era realmente grátis, eu olhei ao meu redor, quer dizer, no Google, e percebi que todos sistemas Linux eram grátis, sim, TODOS. O problema era, qual sistema escolher? Bem existiam vários, mas um me interessou exatamente por ser um clone de outro, bem, esse sistema é o Pear OS.

 Já sacou quem ele clonou? Não preciso dizer mais nada.

Um mundo de descobertas

Bem, eu não sabia nada sobre o funcionamento do sistema, mas pelo incrível que pareça, as coisas funcionavam facilmente, não tinha problema com nada, o que eu baixava conseguia instalar com dois cliques, e melhor, sem vírus. Mas um problema sério ocorreu com esse Pear OS durante uma atualização, e ao ler sobre ele na internet, descobri que havia sido descontinuado, e agora, o que eu faria?
Bem, descobri um site chamado DistroWatch, nele você tem um ranking de distros(distro é o nome que damos a sistemas com o kernel Linux), no topo estava o Ubuntu, e claro, parti pra cima dele. Instalá-lo foi GG easy, a instalação gráfica super bonita foi um charme a mais. O que mais me incomodava sem sombra de duvida era a interface do Ubuntu, que chama Unity, um plugin de um compositor de janelas chamado Compiz(farei um artigo explicando compositor e gerenciador de janelas,  não se preocupe se não entender isso agora).
O Ubuntu além de pesado, era desconfortável, não por ser ruim, mas por ter uma barra na latera, coisa que até hoje não me adaptei, estou adaptado muito a dock com barra superior, uma barra simples ou a ausência de ambos, coisa possível apenas no Linux.
Descobri então que o Ubuntu possuí variação, como é o caso do : Lubuntu, Xubuntu, Kubunto entre outros.
Acabei então largando o Ubuntu por ficar na duvida do que seriam essas variações.
Foi apenas na distribuição Debian Stable com Gnome que acabei descobrindo o que são essas variações. O Ubuntu traz consigo variações de interface gráfica, no caso Xubuntu traz o XFCE, Kubuntu o KDE, Lubuntu o LXDE/LXQT, assim entendi melhor o que era tudo isso.
Se eu fosse um usuário normal, teria ficado no Debian Stable com Gnome show, porém, como um entusiasta que sou, sai procurando outras distros, e acabei caindo no Antergos, ditro super foda, sério, se você quer começar, comece dela ou do Ubuntu.
Foi no Antergos que aprofundei no Linux, até que um dia decidi por mim mesmo, vou dar uma chance ao Ubuntu, com todos meus conhecimentos fiz o Ubuntu do zero com Openbox e tudo mais, e assim permaneci, sempre modificando meu sistema que tanto amo e fazendo dual boot aqui ali para realizar testes e mais testes.
Não sou usuário avançado, na verdade, o que sei foi apenas descobertas feitas enquanto me divertia fazendo um computador para mim, com minha cara.
O que o Linux me ensinou foi : "Seja livre, você é dono do seu computador, e não a empresa do seu sistema". Explicando melhor essa frase, eu faço do meu computador o que eu quiser, ele é meu, o sistema é meu, o kernel é meu, tudo é meu. Já no Windows, quem manda no computador é a empresa por trás dele, nunca parou para pensar nisso? Já pensou que quem escolhe a cor dos temas é a Microsoft e não você? Você apenas escolhe padrões pré-definidos e tem uma falsa sensação de escolha(que vou explicar em um artigo também). E quando você quer modificar algo, provavelmente todo seu sistema vai pro saco? Pois bem, a minha migração foi também de filosofia, algo que o Linux traz consigo e que você não é obrigado a seguir, mas que torna seu computador algo muito mais valioso

Bem essa foi minha história, mas antes, tenho que citar alguns blogs e sites que foram muito importantes para me fixarem, mesmo por adversidades como foi o caso do Pear OS. Esses são os blogs e sites:
  1. Blog do Edivaldo, com muitos softwares alternativos e dicas, esse cara que me fez descobrir mais sobre interfaces gráficas no Linux.
  2. Tecnologia Aberta com o incrível Opencast.
  3. Diolinux que até hoje é meu blog e canal favorito, com toda certeza, é esse cara que é responsável por boa parte do meu entendimento e integração com outros usuários, sem o grupo que esse cara criou no Facebook, sem o Blog dele, provavelmente não conheceria ninguém mais que usa Linux e provavelmente não teria o orgulho de dizer que uso o sistema do Pinguim por que quero.
Então comemoremos os 25 anos desse maravilhoso kernel! Que domina os smartphones, tablets e servidores! E que quem sabe um dia, possa dominar os desktops. Que tal dar uma chance? É grátis!

ASSINE JÁ O QN!

Grátis
Interativo
Sem propagandas

Só colocar seu email!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Entretenimento
  1. Games
  2. Animes
    Especiais
  1. Recomendação
  2. Polêmicas
  3. Infográfico
  4. Comemoração
    Podcasts
  1. QNs Tradicionais
  2. QN NEWS
  3. Domingo com Limonada
  4. Queimando Circuitos
  5. QN ESPECIAL
  6. Queimando Velas
    Colunistas
  1. Dairenkon
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Animes Arquitetura Arte Café Analítico Caterpie Ciência Simples Coluna do Dairenkon Comemoração Crônicas Engenharia Ética Filosofia Fisica Games Geologia Hardware História Infográfico Linux Moral Mundi Natureza Paleontologia Pokémons Polêmicas Pop QN CASTS QN ESPECIAL QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Circuitos Queimando Velas Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Temporada 1 Temporada 2 Temporada 3 Teorias TOP 5 Tech Universo Valores Velharia Vulcões Web
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: 25 anos de Linux e a história de migração de um usuário comum!
25 anos de Linux e a história de migração de um usuário comum!
https://2.bp.blogspot.com/-pS7RxtN9-88/V8fDz2R6bEI/AAAAAAAADmM/lQBGVHWVlqcI-gxK0lptwFGhQXIb-_exwCLcB/s320/25ANOSLINUX.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-pS7RxtN9-88/V8fDz2R6bEI/AAAAAAAADmM/lQBGVHWVlqcI-gxK0lptwFGhQXIb-_exwCLcB/s72-c/25ANOSLINUX.jpg
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/08/25-anos-linux.html
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/
http://www.queimandoneuronios.com.br/2016/08/25-anos-linux.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nenhum post achado VEJA TUDO Veja! Reply Cancel reply Delete Por Inicio PAGINAS POSTAGENS Veja tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Marcadores Arquivos Pesquisar ALL POSTS Não achamos nada que tenha esse resultado, tente pesquisar por uma única palavra e usar acentuação.. Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Augosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ horas atras Ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy